Avise-me quando disponível Nós informaremos quando o produto chegar em estoque. Apenas deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.
Email Quantity Não compartilharemos seu endereço com ninguém.

Ponchos

home blog

28.11.2018

Leia a embalagem, ela pode conter oxibenzona!

Você certamente está entre as pessoas que, como eu, antes de produzir esta matéria, nunca se preocupou em saber quais componentes existem no protetor solar. Provavelmente, e o mais usual, é ver as pessoas procurando e se preocupando com o Fator de Proteção Solar, mais conhecido como FPS, estes números que vemos nas embalagens como 15, 30, 60, entre outros.

No entanto, os protetores solares disponíveis no mercado hoje contam, basicamente, com dois compostos: os químicos e os físicos. Os físicos apresentam minerais como óxido de zinco e dióxido de titânio, eles são naturais, pois são componentes achados na natureza e que não agridem o meio ambiente e a pele.

Os químicos já são produzidos em laboratórios, onde algumas substâncias podem contar com até sete produtos diferentes, como a oxibenzona. Este composto está presente na maioria dos protetores e hidratantes, e tem a função de proteger a pele dos raios ultra violetas.

Contudo, a oxibenzona é um dos compostos que em certas quantidades agride severamente o meio ambiente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão regulador, só permite uma concentração máxima de 10% deste componente em produtos de higiene pessoal, cosméticos, perfumes e entre outros. E, além disso, acima de 0,5% os fabricantes do produtos são obrigados por lei a indicarem no rótulo alguma sinalização sobre a presença de oxibenzona.

Por sua capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da pele, o composto pode ficar no organismo e ser absorvido. Alguns cientistas já alertam sobre os danos às células, envelhecimento precoce e até o câncer. Além disso, ele agride o meio ambiente, um estudo realizado pela Universidade de Toledo, na Espanha, mostrou que os compostos químicos do protetor solar estão reduzindo as atividades de bactérias essenciais para a renovação da água que, como consequência final, impacta diretamente nos pescados de origem marinha disponíveis.

Reflexo disso, um dos berços do surf no mundo, o Havaí, criou uma lei em 4 de julho proibindo o uso de protetores que agridem o meio ambiente. Além dele,  a ilha de Bonaire, no Caribe, também seguiu o mesmo conceito e concretizou uma lei em maio deste ano.

Fique atento e passe a entender quais produtos e substâncias estão presentes nos protetores comercializados no mercado brasileiro. Para se ter uma noção, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 6.260 novos casos de malanoma (câncer de pele) no país, sendo 2.920 homens e 3.340 de mulheres.

Viva com saúde, curta o sol, seja por lazer ou por prática da atividade física. E não agrida o meio ambiente, é primordial preservar o espaço que vivemos. É claro que ninguém vai durar para sempre, mas quanto mais saudável e feliz, melhor vamos aproveitar esta vida que temos.

O Protetor da Ponchos

Para qualquer ocasião, esportes outdoor, escaladas, crossfit, surfe ou qualquer modalidade em que você precise contar com a proteção solar, utilize o Ponchos Premium Face Stick Sunscreen FPS 45. Criado em 2016, a nova marca premium é especialmente formulada para pessoas que vivem e amam curtir o sol. Em nossa fórmula há Óxido de Zinco e Dióxido de Titânio.

A Ponchos® não é uma enorme empresa, desconectada de tudo e de todos. Somos uma pequena empresa brasileira que faz um sério protetor solar para proteger nossos filhos, cônjuges e amigos.


Acompanhe as novidades e promoções da Ponchos